Cr 031 Talvezes

Se há um ponto de recomeço, digamos, se houvesse.... pretenso reinício; surgem indagações sobre tantas e tantas certezas de outrora.
Amores, carinhos e afetos, vezes concreto, certos, com suas dificuldades; de se exercê-lo nascera a superação de muitas dificuldades.
Mas fatos mudam o roteiro e tornam a desconfiança parâmetro do cotidiano, de um difícil superar.
Barreira intransponível, talvez... Amor agora incerto, repleto de talvez escutado, lido, sentido... Dezenas, centenas de talvezes vividos.
Da decepção vem até mesmo o deixar de lado coisas de que se gosta, que se aprecia fazer; da sua profissão, de pequenos afazeres antes prazerosos, das pessoas do convívio habitual, do lugar que se mora. De afastar-se de todos e de tudo, em releitura do passado e em busca de novas perspectivas.
Afogam-se mágoas no oceano de talvezes, é necessário repensar, rever, reaprender.
Talvez, recomeçar, retomar um imaginado ponto de restauração. Os talvezes encontram um ponto de ignição, de uma reescrita de toda uma vida, de uma tão breve existência diante da eternidade.
Talvez, “O homem que volta ao mesmo rio, nem o rio é o mesmo rio, nem o homem é o mesmo homem.” (Heráclito). Contudo, do outro lado da margem, se põe nu o sujeito e, mesmo se expondo, seca-se das águas e das impurezas de um rio que desconhecia poluído.
Os talvezes talvez sejam produtos das desilusões, que não matam amores. Servem, em uma das boas hipóteses, para esclarecer a ti mesmo quem tu és, embora o ego, a vaidade e outras características possam turvar as visões.
O amor, por si, o Amar, enquanto verbo intransitivo, existe “per si” e é parte da condição humana. Vivem-se, amam-se, afagam-se, nutrem-se, riem-se, choram-se, perdoam-se, acusam-se dos próprios atos. Mas decepções promovem mudanças de curso, ajustam as velas. Não se deseja singrar por águas inóspitas por consciente decisão.
Talvez tudo se resuma, em adição às desilusões, nas imprecisões de um rumo; se imaginado singrar sem bussola, em noite escura e em tempestade afoita por criar náufragos, posso enfim levar às mudanças de rumo.
Talvezes que nos dão imprecisão, um destino incerto, num enorme e substancioso talvez.