Cr 021 - Por onde podemos começar

"Onde quer que nos encontremos no momento presente, esse é o local para entrarmos em ação, com ardente senso de compromisso, paixão e esperança" (Daisaku Ikeda)
Quando observo o desejo dos jovens partirem deste local, há um luto sobre os olhares que se lançam ao futuro da nossa cidade. A cada dia ouço mais vozes somarem-se ao contingente das pessoas que visualizam partir, em futuro próximo, face à dificuldade em conseguirem formação profissional e emprego no município, seja pelo sucessivo desempenho atabalhoado das administrações públicas ou pelo constante decréscimo dos investimentos privados, é fato que a constante redução do volume de pessoas empregadas tem "expulsado" uma multidão e encontramos, atualmente, um grande número de "Iguapenses" vivendo "noutras bandas". Na Advocacia, na área Econômica, na Engenharia e em outras profissões, as pessoas mostram seu brilho; se podem vencer lá, porque não aqui mesmo?
Passam ao largo da nossa cidade as políticas de geração de renda geridas por instâncias governamentais; elas contemplam o surgimento e manutenção das micro e pequenas empresas (muitas delas de cunho familiar), porém, a pobreza está aqui manifesta e muitas pessoas sustentam-se através de programas de assistência social, tal como Bolsa Família e correlatos. Empregos para que as pessoas possam dignamente manter a si mesmas e a própria família, são cada vez mais escassos. Há como reverter esse quadro, tornando a cidade atrativa para os profissionais que já não mais a habitam, bem como contribuir para aqui mantermos os jovens, enquanto criamos um solo fértil para o crescimento de cada uma delas? Afinal, estamos falando do nosso tesouro mais precioso, a juventude iguapense! Sucessivamente, gerações e mais gerações têm abandonado Iguape, tornando-se excelentes profissionais em outras cidades. Até quando permitiremos essa "exportação de talentos"?
Alguns tópicos somente estão a baila em épocas de campanha eleitoral e servem de tema para muitos discursos inflamados; entretanto, gostaria de citá-los neste momento, visando despertar a atenção de todos, principalmente das pessoas sem interesse "político-eleitoreiro". O Turismo, em seus segmentos Ecológico e Histórico, é fonte de geração renda e emprego em muitos locais, visto que não depende de estações climáticas para atrair ao turista. Onde é implementado com seriedade e ampla participação de da sociedade, tem excelentes resultados (Parati, Serra da Canastra, p.e.). A construção civil e o extrativismo não predatório (pesca p.e.) também empregam muitas pessoas; no caso da pesca, sequer investimento municipal no setor está previsto para 2007. Em ambos os casos, se não houver qualificação profissional dos agentes envolvidos e agregação de valor ao produto primário (peixe, palmito, madeiras, p.e.) a geração de renda para as pessoas da localidade será a mínima possível. Para isso entra em pauta um tema altamente relevante: a Educação.
Tanto é necessária a básica quanto a técnica; a formação educacional profissional, em particular, contribuirá para a expansão da renda das famílias do município. Para tornar Iguape um polo irradiador de cultura e do conhecimento técnico-científico que os jovens buscam, é preciso de instituições voltadas a isso; assim, deixo aqui expresso um convite aos Vereadores: realizem os estudos necessários para requerer, junto aos órgãos competentes, a instalação de Universidade Federal em nossa cidade, bem como a ampliação dos cursos oferecidos em Iguape pelo CEETE Paula Souza ("Colégio Agrícola"). Se observarem as caracaterísticas sócio-ambientais que nos são peculiares teremos um excelente retorno para a cidade, em uma ou duas décadas.
Simples palavras? Até podemos pensar desta maneira! Mas, quero deixar essa proposta de forma ampla e irrestrita, destinadas às pessoas interessadas em melhorar nosso município. Porque não organizam-se grupos de estudos visando encontrar soluções? Com estas opiniões eu não desejo esgotar quaisquer dos temas abordados. É uma provocação à reflexão, tão somente em busca das necessárias soluções. E nisto, você que está lendo também pode contribuir.
Converse com o vereador que se elegeu com o teu voto e solicite o seus serviços; vale lembrar que ele foi eleito para atuar em benefício do município! Divulgue aos teus amigos essa proposta. Se nos juntarmos nesse desejo, tenho esperança de que poderemos reverter o quadro atual. Acredito que um novo direcionamento pode ocorrer se houver o interesse e a efetiva participação das pessoas envolvidas; da soma dos talentos individuais surgirá uma nova equação para rumos melhores. Acredito que será o desempenho das pessoas comuns, eu e você, - e não a atuação isolada das chamadas "autoridades" - que tornará nossa cidade mais próspera. Nós a escolhemos para viver e nela poderemos construir uma vida feliz, enquanto traçamos um futuro melhor para os nossos jovens!